domingo, 20 de maio de 2012

PLANTAÇÃO DE GRUPOS FAMILIARES

“A ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” (Efésios 3:21).

O ministério do Apóstolo Paulo proporciona o exemplo melhor do ciclo de plantar igrejas dos tempos do Novo Testamento. Examine o gráfico seguinte, depois estude a discussão que segue. Assegure-se de ler as referências em sua Bíblia:

Obreiros comissionados


Aqui estão os passos do ciclo de plantar igrejas que foram usados nos tempos do Novo Testamento e podem ser aplicados aos esforços modernos:

OBREIROS COMISSIONADOS: Atos 13:1-4; 15:39-40

Os Obreiros foram treinados e comissionados para alcançar uma certa área com o Evangelho. Os crentes na igreja local ajudavam a preparar, enviar, apoiar, e cooperar com aqueles que Deus separava para a obra.

PESSOAS CONTATADAS: Atos 13:14-16; 14:1; 16:13-15

Quando ele entrava numa nova área, Paulo normalmente fazia um contato de cortesia com os líderes religiosos existentes na sinagoga. Ele tentou ganhar a compreensão e apoio dos líderes da localidade tanto quanto possível. Os contatos com grupos e indivíduos continuaram, tendo como meta conseguir tantos ouvintes à mensagem do Evangelho quanto possível.

EVANGELHO COMUNICADO: Atos 13:17; 16:31

O Evangelho foi comunicado pregando, ensinando, dando testemunho, e pela demonstração de poder. Foram usados métodos diferentes para comunicar o Evangelho eficazmente. O método em algumas cidades era ensinar na sinagoga (Atos 14:1). Em outras, as pessoas receptivas eram separadas em grupos especiais (Atos 19:9). O ministério especial aos grupos de pessoas específicas ocorria em algumas áreas (Atos 13:42) e o idioma assim como os métodos foram ajustados para assegurar a comunicação apropriada do Evangelho (Atos 22:2).

OUVINTES CONVERTIDOS: Atos 13:48; 16:14-15

Comunicação eficaz do Evangelho produzia conversão, com as pessoas aceitando a mensagem de salvação e arrependendo-se do pecado.

CRENTES CONGREGADOS: Atos 13:43

Paulo não se deteve com a evangelização e conversão. Ele organizou os crentes em uma igreja local. Os novos crentes foram imediatamente introduzidos ao companheirismo e disciplina do Corpo local. Horários e lugares foram estabelecidos para as reuniões da nova igreja.

FÉ CONFIRMADA: Atos 14:21,22; 15:41

Como indicado pela Grande Comissão (Mateus 28:19-20), o ensinamento adicional seguiu após a conversão. Este ensinamento, dentro do contexto da igreja local, estabeleceu os novos convertidos enquanto eles aprendiam os elementos essenciais da fé cristã e como viver no Reino de Deus. A “confirmação da fé” desenvolveu-se para a maturidade espiritual e ajudou os crentes a descobrir seus dons espirituais e se tornarem membros ativos do Corpo de Cristo.

LÍDERES CONSAGRADOS: Atos 14:23

Enquanto os crentes amadureciam, líderes locais eram levantados por Deus. Cada igreja desenvolveu uma organização bíblica que era funcional e eficaz para sua situação geográfica. A autoridade para exercer os dons espirituais foi dada à igreja, com a liderança levantada dentro da nova congregação. Quando Paulo selecionou os presbíteros (pastores), eles foram escolhidos de dentro do povo da igreja, não importados de outras regiões:

“A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí” (Tito 1:5).

GRUPO CONGREGADO: Atos 14:23; 16:40

Quando os líderes estavam no lugar e funcionando eficazmente, a dependência dos plantadores da igreja cessava. Uma transição ordenada era feita do fundador aos novos líderes locais. A igreja era encomendada ou entregue ao Senhor como um ativo Corpo local de crentes. Ainda que as novas igrejas se relacionassem com a igreja-mãe pelo que se refere à amizade e direção, elas não eram dependentes da igreja principal. Elas eram igrejas auto-sustentadas capazes de continuar a obra do Evangelho sem depender do apoio financeiro de fora.

Todos os arranjos financeiros feitos por uma nova igreja deviam ser tais que as pessoas pudessem controlar suas próprias finanças. Se uma igreja recebe o apoio de outras igrejas, denominação, ou crentes em outras nações então Ela se coloca dependente destes. Se a igreja patrocinadora ou a denominação falha, a nova igreja também falhará. Se os relacionamentos entre essas nações são cortados, a igreja experimentará dificuldades quando for cortado o apoio do outro país.

O mesmo Senhor que converteu a água em vinho e multiplicou os pães e peixes para alimentar as multidões é certamente capaz de levantar os fundos necessários para a extensão do Evangelho. Paulo fundou as novas igrejas na Palavra de Deus e sobre a Rocha, Cristo Jesus. Ele não as estabeleceu sobre uma organização ou denominação ou sobre sua própria personalidade. Criar dependência não treina para a independência.

RELACIONAMENTOS CONTINUADOS: Atos 15:36; 18:23

Os relacionamentos continuaram entre a nova igreja, o plantador da igreja (Paulo), e a igreja-mãe (Jerusalém). Também se estabeleceram relacionamentos entre a nova igreja e outras igrejas por toda a região para estender o Evangelho.

CICLO REPETIDO: 1 Tessalonicenses 1:8

Como na Igreja dos Tessalonicenses, “propagou-se a palavra do Senhor” desta nova igreja às pessoas não-alcançadas e o ciclo de evangelização foi repetido para plantar igrejas adicionais.

AS PRIORIDADES PARA O MINISTÉRIO

Paulo tinha uma estratégia mundial definida para a evangelização e a plantação de igrejas. O registro da Bíblia revela sua preocupação por Ásia, Galácia, Macedónia, Acaia, e Espanha, que eram todas províncias no momento. Estude estes lugares onde Paulo plantou igrejas:

 Filipos: (Atos 16) Esta era a cidade principal de Macedónia.

 Tessalónica: (Atos 17:1-10) Esta era uma grande e influente cidade comercial.

 Corinto: (Atos 18:1-11) Uma metrópole comercial de Grécia.

 Éfeso: (Atos 19:1-10) De onde as estradas principais do império romano se estenderam de Roma ao Oriente. Éfeso era um porto estratégico e um centro comercial.

Estes exemplos revelam sete prioridades para o ministério:

CIDADES:

Os lugares onde Paulo estabeleceu igrejas eram centros de administração romana, de civilização grega, influência judaica, o importância comercial. Paulo sabia que ele poderia alcançar um maior número de pessoas nas cidades repletas de gentes. Ele também compreendeu que as mudanças normalmente começam nas cidades e então se estendem às áreas rurais. Estes grandes centros de comércio e turismo também tinham pessoas de muitas nações que passam por ali para negociar e se divertir. As cidades estavam nas rotas de viajem onde o movimento natural das pessoas ocorria. Quando estes visitantes eram alcançados com o Evangelho, eles levavam a mensagem com eles quando eles voltavam para casa.

Paulo se moveu em círculos crescentes a partir destas bases estabelecidas da missão. Depois que Paulo deixou Jerusalém, ele voltou sua atenção à Ásia Menor, trabalhando primeiro em Tarso e Antioquia (Atos 11:25-30; 13:1-3), depois para Ásia Menor Ocidental com Éfeso como seu centro (Atos 19:1-20; 16:8). Dali, Paulo se moveu ao oeste, tendo Roma como o centro e Espanha como a parte mais remota já alcançada (Atos 19:21; 23:11; 28:14-31; Romanos 1:9-15; 15:24, 28).

CAMPOS RECEPTIVOS:

Em Mateus 10, Jesus lhes disse a Seus discípulos para não ir aos Samaritanos ou Gentios, mas ir a Israel. Naquele momento a escolha correta era ir para Israel. Os outros grupos seriam receptivos depois. Até mesmo os judeus, os discípulos deveriam ministrar aos receptivos. Eles deveriam ficar e compartilhar onde eles recebessem uma boa resposta e seguir adiante quando eles encontrassem pessoas não receptivas. Eles deveriam concentrar seus esforços nas áreas de maior receptividade.

Paulo também seguiu esta estratégia. Quando os judeus rejeitaram o Evangelho, Paulo se voltou aos Gentios (Atos 13:42-51). Quando Atenas não estava pronta, Paulo foi a Corinto. Em Corinto, Paulo voltou dos judeus aos Gentios. Os gregos receptivos se regozijaram e muitos creram e foram batizados (Atos 18:5-11). O Senhor aprovou as ações de Paulo através de uma visão que lhe disse para ficar em Corinto e intrepidamente proclamar a Cristo (Atos 18:5-11). Quando as comunidades das sinagogas o rejeitaram, Paulo começou congregações com aqueles que foram receptivos. Quando a perseguição o expulsou, ele foi a outras cidades.

O SEU PRÓPRIO POVO:

Paulo se preocupava em alcançar a seu próprio povo com o Evangelho:

“Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos” (Romanos 10:1).

POVOS NÃO-ALCANÇADOS:

Paulo deu prioridade às áreas onde Cristo ainda não havia sido pregado:

“Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce
de outro. Mas antes, como está escrito: “Hão de vê-lo aqueles que não tinham ouvido falar dele, e o entenderão aqueles que não o haviam escutado” (Romanos 15:20-21).

As áreas em que não há nenhum testemunho existente do Evangelho sempre devem ser a prioridade. Leia a parábola da ovelha em Lucas 15:3-7. A prioridade era a ovelha perdida, não aqueles no redil. (Ver também 10:13-14.)

GRUPOS DE PESSOAS:

Paulo trabalhou com vários grupos de pessoas dentro de uma cidade ou região. Por exemplo, ele ministrou tanto a gregos como a judeus em Antioquia (Atos 13:42). Como você aprendeu no Capítulo Seis, um grupo de pessoas é uma tribo, casta, ou qualquer grupo com o mesmo background cultural, linguístico, e étnico. É importante ver uma cidade ou região pelo que se refere a coisas assim e plantar uma igreja de acordo com isso.

Em uma cidade nos Estados Unidos há grandes populações de pessoas que falam espanhol, inglês e mandarim, por exemplo. O crescimento de ligação para plantar igrejas nesta cidade deve objetivar o alcance destes grupos específicos de pessoas. Plantar uma igreja de fala Tagalog nesta cidade não seria útil, pois ali não há nenhum grupo que fala Tagalog. Por isto o plantar igrejas sempre deve enfocar nos grupos de pessoas dentro de uma certa área, não só na cidade em general.

Plantar igrejas dentro de certos grupos de pessoas avança o Evangelho mais rapidamente. Os membros de um grupo de pessoas todos falam o mesmo idioma e têm os mesmos costumes. Não há nenhuma barreira linguística ou cultural para impedir a extensão do Evangelho. Por estas razões, o Evangelho pode estender-se mais rapidamente.

O Instituto Internacional Tempo de Colheita oferece um curso intitulado “Analise Ambiental” que o ajudará a analisar uma área antes de ministrar ali. Nós sugerimos que você obtenha este curso para ajudar a plantação de igrejas.

O curso o ajudará em:

1. Identificar as pessoas a serem alcançadas. Quais grupos de pessoas diferentes constituem a cidade ou região? Quem você planeja alcançar? Qual é o seu background religioso, cultural, étnico, e linguístico?

2. Identificar suas necessidades espirituais. Por exemplo, precisa-se de uma igreja entre os de fala hispânica de uma certa cidade? Talvez suas necessidades estejam sendo supridas ali, mas os de fala francesa dessa área estão espiritualmente abandonados.
3. Determinar a receptividade ao Evangelho.

4. Determinar os métodos que você usará para alcançar estas pessoas. Qual é a melhor maneira de alcançá-las? Quem deve alcançá-las?

COMUNICAÇÃO EM MASSA DO EVANGELHO:

Paulo comunicou o Evangelho através da comunicação em massa. Ele aproveitou a oportunidade de dirigir-se às grandes multidões:

“Em Icônio, Paulo e Barnabé, como de costume, foram à sinagoga judaica. Ali falaram de tal modo que veio a crer grande multidão de judeus e gentios” (Atos 14:1).

DISCIPULADO INDIVIDUAL:

Paulo pregou às multidões, mas ele também conhecia o valor de investir sua vida em alguns homens-chave que poderiam também ensinar a outros. Timóteo era um destes homens, assim como Tito e João Marcos, que uma vez havia recusado o treinamento de discipulado (Atos 15:36-40). Foi Paulo quem, através do Espírito Santo, revelou o plano de Deus para cada crente multiplicar-se espiritualmente (2 Timóteo 2:2).

Trabalhar com outros crentes, como Barnabé e Silas, assim como os discípulos que ele treinou, grandemente multiplicou o ministério do Apóstolo Paulo. Em sua segunda e terceiras jornadas missionárias, Paulo alistou a ajuda de colaboradores que eram nativos da região onde eles planejaram trabalhar. Este é um principio importante. Os africanos podem alcançar melhor os africanos. Os índios podem alcançar melhor ao seu próprio povo. Os asiáticos podem penetrar melhor em seu próprio continente com o Evangelho. Eles falam o idioma, entendem os costumes, e já têm se ajustado ao estilo de vida.



TESTE O SEU CONHECIMENTO

1. Escreva o Versículo-Chave de memória.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

2. Quais são os dez passos do ciclo de plantar igrejas?
________________________________ ________________________________
________________________________ ________________________________
________________________________ ________________________________
________________________________ ________________________________
________________________________ ________________________________

3. Quais foram as sete prioridades do ministério do Apóstolo Paulo?
________________________________ ________________________________
________________________________ ________________________________
________________________________ ________________________________
________________________________

(As respostas se encontram ao final do último capítulo neste manual.)
PARA ESTUDO ADICIONAL

1. A evangelização e plantação de igrejas feitas pelo Apóstolo Paulo se resume frequentemente na forma de três jornadas missionárias:

A primeira jornada: Atos 13:1-14:28
A segunda jornada: Atos 15:36-18:22
A terceira jornada: Atos 18:23-21:14

2. Estude mais sobre o ciclo de plantar igreja que foi usado por Paulo em cada cidade, revendo os eventos que ocorreram na cidade de Éfeso:

Pessoas contatadas: Atos 18:19; 19:1,8,9
Evangelho comunicado: Atos 19:4,9,10
Ouvintes convertidos: Atos 19:5,18
Crentes congregados: Atos 19:9-10
Fé confirmada: Atos 20:20, 27,
Líderes consagrados: Atos 20:17,28; 1 Timóteo 1:3,4
Igreja encomendada: Atos 20:17; Efésios 1:1-3,15,16

3. Aqui está uma lista prática para acompanhar na plantação de igrejas:

PREPARAÇÃO ESPIRITUAL:

___ Eu tenho gastado muito tempo pensando e oração sobre plantar esta igreja.

___ Eu estou convencido de que Deus está levando-me a plantar esta igreja.

___ Eu não estou fazendo isso para agradar as pessoas.

___ Eu tenho uma visão para esta igreja, por que ela é necessária e como Ela será.

(Escreva isto numa “Declaração de Propósito”. Cada congregação tem um propósito específico e único para realizar dentro do propósito geral e global de Deus para o mundo inteiro ser alcançado com o Evangelho. O curso do Instituto Internacional Tempo de Colheita, “Administração Por Objetivos”, lhe ensinará a identificar seu propósito e declará-lo em termos claros).

___ Eu creio que tenho as qualidades espirituais apropriadas para um plantador de igrejas.

Aqui estão algumas qualidades que são importantes para um plantador de igrejas. Ele deve ser:

 Chamado por Deus a este ministério específico.
 Capacitado por Deus como um líder para equipar outros para o ministério.
 Ter as qualificações bíblicas para a liderança de 1 Timóteo 3:17.
 Capaz de suportar solidão e frustração sem desencorajar-se facilmente.
 Capaz de ganhar e liderar a outros.
 Um homem de fé, crendo que Deus fará grandes coisas.

SELECIONANDO A ÁREA DESIGNADA:

___ Eu tenho orado pela área em que devo plantar um grupo de crentes.
___ Eu tenho feito uma análise ambiental.


___ O alcance geográfico deste grupo tem sido claramente definido.

(Obtenha um mapa para o ajudar nisto, junto com a informação reunida na análise ambiental).

___ Eu tenho concluído uma pesquisa das necessidades da comunidade de pelo menos 100 pessoas desta área não-alcançada.

(Esta pesquisa ajudará a fazer a evangelização pessoal e determinará as necessidades espirituais e receptividade da área).

Na página seguinte há um formulário que você poderia usar em seu estudo:


PESQUISA DA COMUNIDADE

Data de Visitação: __________

Nome: ________________________________

Direção: ____________________________________________________________

Os membros da casa:

Esposo ____ Esposa ____ Número de filhos ____

(1) Você é um membro ativo de uma igreja local? (Esta pergunta pode levar a possíveis pessoas para evangelização. Lembre-se que entra numa nova área com o propósito de evangelização, não para tirar as pessoas das igrejas existentes).

___ É um membro ativo. ___ Não é um membro ativo.

(2) Qual é a maior necessidade entre as pessoas desta área? (A resposta recebida para esta pergunta ajudará a identificar os ministérios que podem ser necessários nesta área geográfica em particular. Também ajudará a relacionar os esforços de evangelização às necessidades das pessoas).
_____________________________________________________________________

(3) Qual a sua opinião que leva as pessoas aqui não participar de uma igreja? (Esta pergunta proporciona oportunidade para tratar com as objeções que as pessoas tem).
_____________________________________________________________________

(4) O que é que poderia ser feito especificamente pela sua família? (Esta pergunta provê a oportunidade para começar a servir a esta família, com a meta final de evangelização).
__________________________________________________________________________________________________________

(5) Tem algum amigo ou parente que poderia estar interessado num grupo de partilha cristã? (Isto provê contatos adicionais para evangelização).
_____________________________________________________________________

Marque os itens aplicáveis:

___ Um bom contato
___ Ativo noutra Igreja
___ Deseja outra visita
___ Deseja uma Bíblia
___ Deseja literatura cristã sobre ______________________________

ORGANIZAR O NÚCLEO DO GRUPO DE CRENTES:

Liste os nomes daqueles que podem unir-se em uma equipa de oração pelo novo grupo:
_______________________________ ______________________________
_______________________________ ______________________________
Identifique aqueles que podem formar o núcleo para o novo grupo. Eles podem ser novos crentes que simplesmente têm sido convertidos nessa área ou crentes maduros que serão enviados por uma igreja-mãe para ajudar a plantar um grupo de crentes numa área específica.
_______________________________ ______________________________
_______________________________ ______________________________
_______________________________ ______________________________

___ Nós temos selecionado um nome para o grupo.
___ Nós temos uma Declaração de Propósito.
___ Nós temos uma Declaração Doutrinária escrita que declara o que a igreja crê.
___ Nós temos completado os documentos a enviar aos oficiais da freguesia ou do bairro a ser evangelizado.
___ Nós temos estabelecido os requisitos para quem deseja tornar-se membro.
___ Nós temos estabelecido um orçamento financeiro.

ESTABELECER A LIDERANÇA DO GRUPO DE CRENTES:

___ Nós temos identificado que líderes serão necessários para começar o grupo de crentes e que assistirão regularmente.
___ Nós temos identificado futuras necessidades de liderança para a igreja.
___ Nós temos mobilizado o núcleo para a obra do ministério baseando-se nos dons espirituais.

SELECIONAR O LUGAR DE REUNIÃO:

___ O lugar que nós temos selecionado para reunir é visível na comunidade (as pessoas podem vê-lo e podem encontrá-lo facilmente).

___ Ele é acessível (pode chegar-se lá facilmente através de transporte público e/ou caminhando).

___ Ele reúne os requisitos para estacionamento (se os membros usam veículos para ir ao grupo).

Grupo Familiar (Casa de Crentes):

 Uma sala para uso múltiplo que pode ser usado para adoração, oração, e comunhão.
 Proporciona comunhão íntima.
 Nenhum custo no uso.
 É um método do Novo Testamento.
 Enquanto ele se torna mais cheio, pode motivar o núcleo do grupo para buscar lugares mais adequados para permitir o crescimento.

Possíveis Desvantagens:

 Alguns podem sentir incomodo de ir a uma casa particular a menos que eles conheçam o dono.
 Há estacionamento e assentos limitados.
 Às vezes, os vizinhos não apreciam ter uma igreja caseira perto deles.
 Pode ser uma dificuldade para a família do organizador ter que abrir a sua casa várias vezes por semana a outras pessoas.

Um Lugar Neutro da Comunidade:

Este tipo de lugar poderia ser um salão de reuniões de um povo, um centro de conferência, um clube social, escola, sala de conferências de um hotel, ou centro de recreação. (Nota: Ao selecionar um lugar da comunidade, o uso de uma capela fúnebre normalmente não é recomendado. As pessoas associam a capela com os enterros e podem trazer recordações para aqueles que tem sofrido a perda de amigos ou parentes).


 Fiz-me de tudo para com todos para de alguma maneira salvar a alguns: Veja 1 Coríntios 9:19-23. Não há nenhuma abordagem padrão para alcançar o não-salvo. Em lugar de orar, “sobre o que pregarei?” Ore, “A quem eu estarei pregando?” Olhe as pessoas que Deus está trazendo ao seu cuidado.

 Foque a sua mensagem nas “boas novas” do Evangelho: Ele não é o Evangelho a menos que seja boas notícias. Considere as seguintes perguntas:

o O título da mensagem implica que eu tenho boas notícias para compartilhar?
o A mensagem oferece a ajuda prática da Palavra de Deus?
o Qual é a maneira mais positiva de apresentar esta mensagem?
o Qual é a maneira mais simples de apresentá-la? (Simples não significa de pouca profundidade. Jesus apresentou mensagens bem simples, mas bem profundas).
o Como eu posso apresentá-la com o impacto mais forte? (Os Fariseus citaram outros e não teve muito impacto. Os discípulos compartilharam a experiência e vidas foram transformadas. Compartilhe pessoalmente, honestamente, e com entusiasmo e convicção).
o Qual é a maneira mais interessante de falar as boas novas? (Jesus usou histórias de interesse humano e parábolas compreendidas pelo homem comum).

 Diminua os avisos da igreja: Estes podem ser dados por um boletim impresso ou de outras maneiras. As pessoas não-salvas vêm porque elas têm necessidades em suas vidas, não para ouvir falar dos programas e eventos da igreja.

 Selecione as passagens bíblicas e as canções cuidadosamente: Assegure-se de que elas enfocam o não-salvo e são fáceis de entender. Por exemplo, textos bíblicos sobre “golpear seus pequenos contra a parede” das profecias do Antigo Testamento não serão entendidas facilmente pelo não-salvo (às vezes, nem pelos crentes!) Assegure-se que as canções são facilmente compreendidas e estão focadas no não-salvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário